Entre o passado e o futuro

A nova biblioteca que, como anunciado no Plano Diretor, o Colégio Santa Cruz deverá receber no próximo ano foi tema de um evento para funcionários, realizado no dia 29 de junho, no anfiteatro. As atividades foram preparadas com o objetivo de proporcionar maior proximidade com o projeto pedagógico: os participantes assistiram à apresentação do projeto, acompanharam uma palestra sobre a história das bibliotecas e fizeram fotografias no contexto de uma oficina.

O coordenador de Tecnologia da Educação e Biblioteca, Moisés Zylbersztajn, apresentou imagens do futuro prédio, comentando suas principais características, como a flexibilidade e a integração com o campus. Ele comentou também o plano adotado para que as atividades permaneçam mesmo após a construção: Centro de Tecnologias Educacionais e Biblioteca funcionarão em salas do Ginásio dos Esportes.

Em seguida, o professor de Literatura da 1ª série de Ensino Médio, Fábio Simonini, apresentou a palestra “Bibliotecas e a história de um livro”. Tendo como ponto de partida a “Cantiga da Ribeirinha”, primeiro documento literário em língua portuguesa, convidou à reflexão sobre a importância das bibliotecas na preservação do patrimônio cultural.

Professor de História na 1ª série de Ensino Médio e da disciplina eletiva de Fotografia, Marco Cabral falou a respeito das relações entre fotografia e memória. Ele mostrou registros da cidade de São Paulo que adquiriram importância histórica a partir das transformações da cidade.

Esse foi o mote para convidar os funcionários a participarem de uma oficina de fotografia. As imagens, feitas com o celular, serão repetidas após a construção do novo prédio – que deverá receber uma exposição com alguns desses trabalhos.

 

arrow_back Voltar para Notícias

Notícias relacionadas