Encontro de Famílias 2026

Um sábado de muitas trocas entre educadores, especialistas e famíliascom a presença da psicanalista e pesquisadora Isildinha Baptista Nogueira

“Sim, pensamos em cada um dos seus filhos e em suas singularidades, mas uma singularidade posta numa experiência coletiva.” Com essa frase, a diretora pedagógica Débora Vaz abriu o Encontro de Famílias 2026, realizado no sábado, 25 de abril.

A ideia do encontro é justamente tratar de temas que envolvem a experiência na escola e na família e que têm atravessado nossas rotinas. É um momento de diálogo e reflexão, para fortalecer os vínculos necessários para enfrentar tempos complexos.

Neste ano, a palestra de abertura, “Cuidar em tempos de violência: o adulto como referência, amparo e limite”, contou com a participação da psicanalista e pesquisadora Isildinha Baptista Nogueira. Isildinha alertou os pais para os perigos das telas, dos algoritmos e da violência presente nesses meios e afirmou: “O ódio destrói sempre; o amor surpreende. Educar um filho é se educar permanentemente, não é algo que acontece em um dia. A escola precisa da cumplicidade das famílias para educar.”

Aquecidos pela palestra, os participantes seguiram para as rodas de conversa, cujos temas foram escolhidos a partir de questões recorrentes nas reuniões entre alunos, familiares e educadores, junto à orientação educacional.

Em grupos menores, mediados pelos orientadores educacionais do colégio e com a participação de especialistas convidados, as famílias puderam discutir temas como bullying, conflitos e convivência escolar, limites, violências, masculinidades, a nova lei do ECA Digital, entre outros.

Todos saíram do encontro muito mobilizados e reflexivos, que, como sempre destaca nossa diretora pedagógica Débora Vaz, é o fórum mais adequado para tratar desses temas que tanto nos mobilizam.

arrow_back Voltar para Notícias

Notícias relacionadas