Em torno do diálogo e da educação

A manhã do dia 29 de maio foi de atividades especiais no Colégio Santa Cruz. A programação dos cursos, especialmente preparada pela equipe de educadores, reuniu no mesmo turno os cursos matutinos e vespertinos, favorecendo o convívio entre colegas de diferentes séries e a abordagem educativa de temas como o exercício da escuta, o diálogo e a cooperação.

As turmas de Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental tiveram aulas de yoga e sessões simultâneas de leitura: dez histórias diferentes foram oferecidas em cada horário; conhecendo as sinopses, os alunos escolheram a sessão em que se inscreveriam. Depois, também participaram da atividade com dobraduras no Pátio Azul.

As turmas de 2º e 3º anos de Ensino Fundamental 1 participaram de discussões a partir do curta-metragem The Bridge, de Ting Chian Tey, que coloca o tema da convivência com o outro, e elaboraram um grande desenho coletivo, representando a importância do trabalho em equipe, do diálogo e da diversidade. Em seguida, tiveram também aulas de yoga e sessões simultâneas de leitura. Ao final, somaram-se à confecção e instalação de dobraduras.

As salas de 4º e 5º ano de Ensino Fundamental 1 tiveram aula de yoga, roda de conversa sobre temas relacionados ao cotidiano escolar, leitura e discussão do conto popular “Os cegos e o elefante” e, no Pátio Azul, instalação coletiva de dobraduras produzidas pelos próprios alunos.

O Ensino Fundamental 2 contou com dinâmicas voltadas para a reflexão sobre os desafios da democracia na atualidade. Conduzidas por duplas ou trios de professores, as atividades constituíram um espaço de diálogo aberto, estimulado por materiais poéticos, imagéticos e textuais contemplando diferentes pontos de vista.

No Ensino Médio, os alunos participaram de uma conversa sobre a qualidade e a importância da educação no Brasil, conduzida pelo educador Daniel Tojeira Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e membro titular do Fórum Nacional de Educação e do Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo – trecho principal da fala pode ser conferido no vídeo abaixo. Na sequência, as atividades em sala promoveram a discussão de dados de pesquisa sobre atratividade, seleção e formação docente no Brasil, desenvolvida por pesquisadores ligados a instituições diversas e financiada pela Fundação Lemann. Por fim, houve a produção de um painel coletivo sobre o tema.

 

arrow_back Voltar para Notícias