Em formação

Durante as férias de julho, os educadores dos setores administrativo e operacional do Santa participaram de atividades formativas sobre assuntos variados

Enquanto os alunos estão de férias, os educadores dos setores administrativo e operacional passam por diversas formações. O setor de Enfermagem ofereceu, em parceria com o Programa Escola Segura, o treinamento de primeiros socorros, prática anual que reflete nosso compromisso contínuo com a segurança e o bem-estar de todos os alunos, educadores e visitantes na escola. Os educadores receberam instruções detalhadas sobre como agir em situações de emergência e participaram de exercícios práticos.

A diretora pedagógica Débora Vaz aproveitou o período para conduzir a oficina “Identidade Santa Cruz”, cujo o intuito foi ouvir os educadores sobre as fortalezas e as fragilidades do colégio. 

Na área de Cultura digital, os educadores Ricardo Martins, Vladimir Arruda e Nicholas Barbosa, ligados ao NED, o Núcleo de Educação Digital, ofereceram um treinamento sobre TAT – Tecnologia Aplicada ao Trabalho e outro sobre a utilização da ferramenta Excel, conduzidos pelos educadores Ricardo Martins.

Com Tania Sandroni, editora de comunicação do colégio, os educadores tiveram a oportunidade de aprender a melhorar a escrita e a oralidade na oficina “Dicas para aprimorar sua escrita”. O curso apresentou as características de um bom texto e procurou esclarecer dúvidas referentes a questões gramaticais e redacionais. O objetivo foi discutir elementos para que cada um possa aprimorar sua escrita. Segundo Taninha, como é carinhosamente conhecida entre os colegas, “os encontros foram produtivos, com boa participação dos educadores”.

O NUPI – Núcleo de Práticas Inclusivas, representado pelas educadoras Mariana Carvalho, Fabiana Wassall, Bruna Pastore e Anna Guedes, propôs uma reflexão sobre diversidade, empatia e olhar para o outro, com os participantes divididos em grupos. A formação também buscou refletir sobre o conceito de Educação Inclusiva, ampliando a discussão sobre a diferença, contemplando diversos marcadores sociais, como raça, gênero, classe, deficiência e religião, entre outros. Os educadores também foram convidados a refletir sobre como tais questões dialogam com os movimentos do Santa na direção de uma educação mais inclusiva.

O departamento de Compras também teve espaço na agenda das formações. Com condução de Milena Toledo, coordenadora do setor, a oficina “Processo, política e fluxo de compras” capacitou os educadores que lidam com o fluxo do processo de compras, desde o cadastro e homologação de fornecedores até o acompanhamento dos pedidos. O treinamento abordou o preenchimento correto das solicitações, critérios de seleção de fornecedores, conformidade com políticas internas e uso do sistema de gestão, visando otimizar a comunicação, reduzir erros e aumentar a eficiência no processo de aquisição. “As sessões foram dinâmicas, com todos os participantes tirando suas dúvidas ativamente”, diz Milena.

O período de formação é sempre um momento de integração e de troca de experiências entre os educadores de diversos setores do Santa.

arrow_back Voltar para Notícias