“E o meu professor? Está dentro da tela”

“Rotina”, a música composta pelo professor de música Vicente Valery, viralizou na internet. Circulou nos grupos de pais no Whatsapp e, no Instagram do Colégio (@colsantacruz), conta com mais de 90 comentários, do tipo: “Descreve muito bem o que estamos sentindo”, “(…) Um pouco daqui, outro tanto dali, um cadinho acolá, somos muitos e fortes”!, “Adorei! Perfeita”.

Vicente conta que a música nasceu de sua recente experiência em dar aulas no ambiente virtual. “Eu posso inovar no tratamento, com outras mídias, mas eu não quero perder meu contato com as crianças. Eu quero tentar, dentro do possível, tocar meu planejamento e isso envolve rotina.”

Muitos podem se perguntar como é possível dar aulas de música virtualmente. Vicente conta que, por estarem longe dos instrumentos da escola, das alfaias, dos surdos, das flautas e dos triângulos, os alunos têm realizado as sequências rítmicas que ele disponibiliza no ambiente virtual usando escovas de dente, potes de sorvete, canudinhos, colheres… “Estou recebendo vídeos muito interessantes dessa pesquisa de instrumentos de outros timbres, em que eles têm que descobrir qual o mais grave, qual o mais agudo. É emocionante.”

Sobre a nova experiência, Vicente diz que está orgulhoso dos colegas. “Rapidamente nos apropriamos de outras ferramentas e estamos realizando nosso trabalho. O Santa Cruz é uma escola tão autoral, tem um campus maravilhoso, salas de aula fantásticas e mesmo prescindindo de tudo isso, a gente dá conta de uma viagem dessas, de dar aula a distância. Isso mostra que, com todo o seu legado e história, o Colégio sabe alçar outros voos.”

Ouça a música no Instagram do Colégio.

ROTINA
(Vicente Valery)

De repente
o mundo parou
O shopping fechou
Um silêncio surgiu

A mão virou
cotovelo
Me cobraram mais zêlo
Até prá espirrar

Enfim
minha vó não mais veio
O Estudo do Meio?
Vai agora acabar?
E eu
vendo o mundo-janela
E o meu professor?
Está dentro da tela

Rotina
– A casa virou escola!
Rotina
– É prá obedecer!
Rotina
-Prá lavar uma só mão

(Tô com saudade
da bola no paredão)

arrow_back Voltar para Notícias