Do Butantã a Barcelona

Foi um jogo muito disputado, com empate de 2 a 2. Por isso, a decisão da etapa nacional da terceira edição do Campeonato de Futebol Gatorade 5v5, realizada no último domingo de março, teve que ser nos pênaltis e, então, a goleira Jéssica garantiu o campeonato para o “Em campo”, time que resultou do projeto de mesmo nome, firmado entre o Colégio Santa Cruz e o Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (Cepeusp).

Esse projeto, criado em 2016, faz parte do Prodhe (Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte), e consiste na oferta de treinos de futebol a alunas de escolas públicas. Os treinamentos acontecem no campus que o Colégio mantém no Butantã e atrai especialmente meninas da comunidade São Remo, do Rio Pequeno, de Osasco e do Butantã.

A conquista das meninas do “Em campo”, que derrotaram o experiente time do ADECO (Associação Desportiva Centro Olímpico), garantiu a elas o direito de ir a Barcelona para disputar a etapa final do torneio internacional, com equipes da Europa, da América Latina e da América do Norte.

Sandra Santos, uma das coordenadoras do “Em campo” e treinadora da equipe, destaca a importância social do projeto e a qualidade do espaço fornecido pelo Santa Cruz às meninas: gramado, vestiário e sala de reunião. Essa sala abriga o  grupo de estudos interdisciplinar que busca sistematizar o projeto, fomentar pesquisas e discussões sobre o tema.

Sandra tem, ainda, mais um motivo para comemorar este início de ano. O seu trabalho “Futebol feminino: determinantes de adesão e aderência”, realizado com o auxílio de colaboradores, foi aprovado para ser apresentado no 2º Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, que será realizado no SESC-Campinas em junho.

 

arrow_back Voltar para Notícias

Notícias relacionadas