“Diretrizes gerais para uma educação antirracista”

No última dia 07, recebemos no teatro do Colégio Kabengele Munanga, especialista em antropologia da população afro-brasileira. A palestra, cujo tema foi “Diretrizes gerais para uma educação antirracista”, contou com a participação de educadores e também foi transmitida para quem não pôde acompanhar presencialmente.

Durante mais de uma hora, a plateia ouviu Munanga falar sobre o conceito de racismo. “Antes de trabalhar uma proposta de educação antirracista, devemos saber o que é o racismo para não cair em uma generalização abstrata que não condiz com o que é praticado no Brasil.”

O congolês, naturalizado brasileiro, também lembrou a diferença entre o racismo e o estranhamento que as crianças podem ter com relação a alguém que seja diferente delas. Para exemplificar, citou a célebre frase de Nelson Mandela: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.”

A palestra, que faz parte de uma série de atividades formativas programadas para 2022, pode ser vista em nosso canal no Youtube:

O congolês Kabengele Munanga, naturalizado brasileiro, graduou-se em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Oficial do Congo e fez pós-graduação na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica. Foi pesquisador no Museu Real da África Central em Tervuren (Bruxelas), onde se especializou em estudo das artes africanas tradicionais. Concluiu seu doutorado na USP, onde também deu aulas entre 1980 e 2012. Organizou o livro “Superando o racismo na escola”, o primeiro a introduzir a questão racial nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais. É autor de mais de 150 publicações entre livros, capítulos de livros e artigos científicos.

arrow_back Voltar para Notícias