Diretores do colégio participam de convenção nos Estados Unidos

Educadores debateram temas como inclusão, diversidade e convivência ética

No final de fevereiro, o diretor geral do Colégio Santa Cruz, Fábio Aidar, a diretora pedagógica, Débora Vaz, e a diretora da Educação Infantil, Beatriz Gouveia, realizaram uma viagem para os Estados Unidos para participar da Convocation 2023, organizada pelo Holy Cross Institute, sediado na Saint Edwards University, em Austin. O encontro anual reúne educadores da Congregação de Santa Cruz de todo o mundo.

A Convenção, com uma série de palestras e mesas de discussão, abordou questões identitárias sobre diversidade social, de raça, de gênero e de orientação sexual. Foram discutidos pontos importantes da educação contemporânea, que são contemplados pelos princípios da Congregação.

Em sua palestra, a psicóloga convidada Dra. Monique Jiménez-Herrera discorreu sobre o desafio da inclusão, a valorização da diversidade e a equidade. O Rev. Hugh Page, da Universidade de Notre Dame, por sua vez, listou 16 padrões para tornar o ambiente mais inclusivo, mais atuante no acolhimento das diferenças. Na sua fala, Brother Paul Bednarczy, superior geral da Congregação, afirmou que a formação para a comunidade começa na família.

“Foi um espaço formativo que focou na inclusão, na diversidade e na convivência ética. A ideia de comunidade foi muito trabalhada”, conta Débora.

Os diretores também conheceram quatro escolas, em Washington e Austin: St Andrew’s, Holy Cross School (de irmãs de Holy Cross), Two Rivers e Manor New Tech High School. Três delas não fazem parte da Congregação de Santa Cruz. A viagem possibilitou, assim, o diálogo com educadores de escolas de diferentes metodologias.

“Visitamos escolas com diferentes propostas pedagógicas: uma só de meninas, uma mais voltada para a formação profissionalizante, outra mais inclusiva, outra que valoriza o espaço como terceiro educador. Trouxemos contribuições e muitas provocações”, contou Beatriz.

“Nossa viagem foi muito interessante! Visitamos quatro escolas diferentes em Washington e em Austin. Participamos de um Congresso com 160 educadores de escolas de Holy Cross do mundo inteiro. Integramos várias mesas de debate. Em uma delas, havia educadores de quatro países: França, Uganda, Estados Unidos e Brasil. Cada escola da Congregação tem a sua identidade, mas todas mantêm os mesmos valores cristãos de respeito, fraternidade e repúdio a qualquer tipo de discriminação: social, étnica ou de gênero”, declarou Fábio.

Débora ainda destacou que a viagem possibilitou conhecer melhor a atuação e a força da Congregação de Santa Cruz no mundo e fortalecer laços com educadores de outras escolas. “A ideia de congregar é muito bonita”, afirmou.

arrow_back Voltar para Notícias