De volta ao passado

O primeiro semestre chegou ao fim e, como já é tradição no Colégio, as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental fizeram um passeio pelo túnel do tempo e se encontraram na década de 1950 para o dia da Escola Antiga.

As mudanças e as permanências ao longo dos anos foram temas abordados durante as aulas de História, Geografia e Língua Portuguesa. Para realizar o estudo, os alunos contaram com a experiência de seus avós. “As crianças mandaram cartas querendo saber como era a escola no tempo deles e com as respostas nós vamos compondo o dia da Escola Antiga”, explicou a professora Ana Paula Marquese.

No dia 26 de junho, a rotina mudou. O período começou no Pátio Amarelo, com os alunos vestidos à caráter. Separados em fileiras de meninas e meninos, todos cantaram o Hino Nacional. Já dentro das salas de aula, cada vez que um professor entrava as crianças ficavam em pé e o saudavam com um respeitoso “boa tarde”.

O intervalo também foi como os de antigamente. Na hora do lanche, uma curiosidade: “Na minha sala, um monte de criança trouxe bife à milanesa porque uma avó falou na carta que ela levava o quitute para a merenda e elas amaram”, contou Ana Paula.

Os alunos também se divertiram com brincadeiras como amarelinha, pula-corda, barra-manteiga, pega-pega e esconde-esconde. Até a bola de futebol era diferente! As bolinhas de gude também apareceram e os alunos aproveitaram para brincar de um jogo ensinado na aula de Educação Física pelo professor Rui de Souza Junior.

O encerramento desse dia tão especial se deu no Anfiteatro, onde as turmas se reuniram para assistir ao filme “O Pequeno Nicolau”, que se passa na França, justamente nos anos de 1950. “O intuito é levá-los a refletir sobre todas as mudanças que aconteceram no ambiente escolar. São experiências únicas e algumas crianças dizem que foi o dia mais feliz da vida delas”, concluiu a professora.

arrow_back Voltar para Notícias