Troca de aprendizagens sobre uma educação antirracista

Reunião pedagógica do Ensino Fundamental 1 é dedicada ao relato das vivências, das reflexões, dos estudos, das conquistas e dos desafios enfrentados pela equipe de educadores para a integração das crianças que iniciaram sua escolaridade no colégio por meio das iniciativas do Santa Plural

Criado em 2021, o Programa Santa Plural, nasceu do entendimento sobre a importância da instituição escolar no combate ao racismo estrutural.

No encontro do dia 8 de março, mediado por nossa assessora para a promoção de uma educação antirracista Clélia Rosa, a gestão da Educação Infantil trouxe várias situações em que foi necessário refinar o olhar para detectar as diversas manifestações do racismo que está entranhado em nosso dia a dia, decorrente de séculos de naturalização da percepção de subalternidade das pessoas negras e de sua exclusão de vários espaços de expressão e de intercâmbio social.

A seguir, compartilhamos o relato de Milou Sequerra, coordenadora pedagógica do ensino Fundamental 1:

“A equipe nos contou o quanto estudar o tema por perspectivas psicológicas, sociológicas e históricas foi necessário para sensibilizar o olhar. Porém, se o estudo é necessário para perturbar o que pensamos, ele não basta: nossas colegas relataram vários exemplos em que a observação cotidiana e minuciosa, por parte de todo o grupo de educadores, foi o motor para mudanças que foram se mostrando necessárias, à medida que a convivência se dava, a partir dos desafios que as brincadeiras, as conversas e os conflitos diários iam trazendo à tona. A complexidade necessária para que a escola seja realmente um lugar de pertencimento de todos os nossos alunos foi trabalhada em todos os níveis: se são as crianças negras que, em vários momentos, são as vítimas do preconceito, o olhar e a ação do adulto são necessários para buscar formas de superação dessas manifestações. Nesse relato, as educadoras enfatizaram a necessidade de envolvimento de toda a comunidade para dialogar e enfrentar as mazelas de nosso cotidiano, buscando alternativas a uma realidade de sofrimento, de exclusão, que infelizmente está naturalizada.

Foi um momento de troca e de muita aprendizagem. Educação Infantil e Ensino Fundamental se fortalecem ao entenderem que o desafio de uma educação plural implica grandes mudanças a partir do olhar para as miudezas de todo dia, implica também a ação de cada um e a mobilização de toda a comunidade escolar. Só assim nossa escola cumprirá sua vocação de ser, ao mesmo tempo, um espaço de acolhimento para todas as nossas crianças e suas famílias, e também um espaço de  desenvolvimento das potencialidades de todos os nossos estudantes. O desafio é grande e necessário. Estamos felizes pela possibilidade de enfrentá-lo.”

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