Convite à literatura

“A literatura tem sido um instrumento poderoso de instrução e educação, entrando nos currículos, sendo proposta a cada um como equipamento intelectual e afetivo. Os valores que a sociedade preconiza, ou os que considera prejudicais, estão presentes nas diversas manifestações da ficção, da poesia e da ação dramática. A literatura confirma e nega, propõe e denuncia, apoia e combate, fornecendo a possibilidade de vivermos dialeticamente os problemas.”
Antonio Candido,  “O direito à literatura”, in Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

A nova Biblioteca Padre Eugène Charbonneau do Colégio Santa Cruz, que se encontra em fase final de construção, já inspira iniciativas em torno da formação do leitor e do fomento à leitura. Uma delas é o projeto “Noites Literárias”, que tem por objetivo promover a interpretação e a discussão de obras.

Em novembro, o Colégio organizou dois encontros,realizados na capela do Ensino Médio. No primeiro, o livro em discussão foi “O moço que carregou o morto nas costas”, de Ricardo Azevedo. O autor e a psicanalista Vera Iaconelli foram os convidados da noite, que contou com um público de cerca de 50 pessoas, entre pais, educadores e ex-alunos.

Na segunda reunião, o livro abordado foi “Otelo”, de William Shakespeare. No encontro, o público pôde interagir com Daniela Rhinow e Marco Antonio Rodrigues.

O projeto, além de estimular as práticas de leitura, possibilita a troca de interpretações e opiniões sobre as obras e abre espaço para conversas sobre temas relevantes.

arrow_back Voltar para Notícias