Compartilhando experiências

No sábado, 12/08, o Colégio Equipe sediou o 3º Colóquio Instituto Equipe, que contou com a participação de cerca de 30 alunos do Santa Cruz, do 6º ano do Fundamental 2 ao Ensino Médio. Durante toda a tarde, os estudantes compartilharam suas experiências e reflexões sobre o trabalho de ação social. O público do evento reuniu alunos, professores e pais, que participaram ativamente propondo perguntas e aprofundando questões.

“Um aspecto muito interessante do Colóquio foi assistir aos alunos no papel de condutores das rodas de conversa e discussão. Os educadores adultos que ali estavam, como pais e professores, tomaram o lugar de público, junto com os demais alunos interessados em conhecer o trabalho realizado”, conta Suely Chusyd, coordenadora de ação social no Fundamental 2.

A seguir, leia o depoimento de outros participantes do Colóquio:

“O colóquio foi super legal porque tive a oportunidade de conhecer um pouco mais da ação social em outro colégio. Assim, pude ver diferentes pontos de vista e como mudam de pessoa para pessoa, e também conhecer um pouco dos lugares que os alunos vão para fazer as atividades”, Felipe Williams Kairalla, 9º ano, participante do projeto de ação social com refugiados.

“O Colóquio foi uma experiência única. Tivemos a oportunidade de conhecer diferentes projetos e refletir sobre o que é a ação social e a motivação para participarmos”, Felipe Silvestre, aluno do 8º ano, participante do projeto de ação social na aldeia indígena Guarani.

“O Colóquio foi uma experiência rica, pois os alunos conseguiram olhar para o próprio trabalho, descobrindo com mais clareza o seu valor. Trocar experiências com alunos de diferentes faixas etárias, responder perguntas e ouvir comentários reforçou para todos nós como esses trabalhos são fundamentais para a construção da plena cidadania e para o reconhecimento do outro, algo cada vez mais raro em um mundo individualista e meritocrático”, Arthur Medeiros e Paula Giroldo, professores do projeto de ação social na aldeia indígena Guarani.

“Acredito que a troca de experiências, vivências, emoções, perspectivas e frustrações durante o Colóquio realizado entre o Santa Cruz e o Instituto Equipe foi muito interessante e gratificante! Pude perceber o quão comprometidos nossos alunos estavam ao apresentarem suas vivências nas diferentes frentes da Ação Social do Colégio. Interessante poder pensar como os alunos do Colégio Equipe trabalham por meio de maneiras diferenciadas nas ações sociais que promovem. Foi uma troca muito enriquecedora para todos, agradeço pela oportunidade”, Alessandra Bautista da Costa, professora do projeto de ação social na aldeia indígena Guarani.

“Achei a dinâmica do encontro interessante. Compartilhar nossa experiência com projeto voluntário, conhecer os outros projetos do Santa e também os de outras escolas, com suas semelhanças e dificuldades. Gostei de contar como foi nosso trabalho na creche. Acho que podemos organizar outros encontros como esse”, Camila Arruda, aluna da 2ª série do Ensino Médio, voluntária na ação social que realiza mediação de leitura em uma creche.

“Eventos como esse fórum são muito importantes para troca e (mais) aprendizagem, pensar e relatar o vivido no trabalho gera mudança de ponto de vista, aprofundamento e dá a dimensão do quanto questões sociais são complexas e devem ser pensadas por todos os cidadãos, de todas as idades”, Beatriz Figueiredo Mello, professora de Práticas em Cidadania do Ensino Médio.

arrow_back Voltar para Notícias