Avaliar é preciso?

A manhã do dia 12 de agosto, sábado, foi marcada pelo encontro dos professores do Colégio Santa Cruz em um minicongresso para discutir o tema da avaliação. Esse encontro retomou questões levantadas no Congresso realizado em janeiro deste ano e presentes na nossa revista digital.
Os professores dividiram-se entre 3 ciclos, definidos de acordo com fases de desenvolvimento da aprendizagem, considerando-se as faixas etárias dos alunos. O ciclo A focou as discussões nas séries iniciais: Pré 1 e 2, da Educação Infantil, e 1º, 2º e 3º anos do Fundamental. O ciclo B destacou aspectos das séries intermediárias, do 4º ao 7º ano do Fundamental. O ciclo C encarregou-se de aspectos das séries finais do Fundamental (8º e 9º anos), de todos os anos do Ensino Médio e dos Cursos Noturnos (EJA e Técnicos). Cada ciclo foi subdividido em grupos.
Em cada grupo, foram apresentados vídeos com depoimentos de professores da escola que expuseram experiências avaliativas. A partir dessas falas, discutiram-se importantes questões para a prática educacional, como a cultura da nota, o papel do erro nas atividades pedagógicas, a elaboração de provas e de outros métodos de avaliação, a execução de projetos interdisciplinares, a gestão do tempo no processo de aprendizagem e o feedback aos alunos.

arrow_back Voltar para Notícias

Notícias relacionadas