As relações raciais e seus impactos na vida escolar

Palestra apontou a necessidade de superar as desigualdades raciais

Fortalecendo as ações antirracistas que têm sido adotadas pelo colégio, as psicanalistas Vera Iaconelli e Priscilla Santos de Souza realizaram a palestra “As relações raciais e seus impactos na vida escolar”.

Vera Iaconelli iniciou sua fala lembrando que as relações raciais sempre estiveram presentes nas escolas, mas elas se davam com as pessoas negras ocupando posições subalternas. Atualmente, essas pessoas começam a ocupar outras posições e essa é a diferença. Ela apontou ainda que, muitas vezes, as pessoas brancas não enxergam o próprio racismo, que aparece de forma implícita em falas, atitudes e omissões. Por isso, é importante estimular a percepção e o enfrentamento do problema.

Priscilla Santos, por sua vez, falou sobre a sociedade racializada em que vivemos. Citando Franz Fanon, importante pensador das relações raciais, ela afirmou que somos todos racializados e apontou o sofrimento que o racismo causa na psiquê humana. Segundo ela, falar de racismo sempre causa desconforto. Ressaltou, ainda, que é necessário mudar as posições cristalizadas.

O encontro foi mediado pela educadora Renata Maria Silveira, orientadora do 4º ano.

Assista à palestra.

arrow_back Voltar para Notícias