Aprender no período de férias

Encontros visaram à formação de educadores sobre temas atuais

            No mês de julho, foram oferecidas atividades de formação aos educadores do setor administrativo e do operacional. Os encontros, organizados pelo departamento de Recursos Humanos, abordaram os seguintes temas: “Práticas de promoção da igualdade racial na escola”, “A importância da escola para todos” e “Segurança da informação”.

            A conversa sobre a importância do antirracismo foi conduzida por Clélia Rosa, pedagoga e consultora do colégio, e pelo professor de música Vicente Valery de Paiva Júnior. Animados por brincadeiras musicais e por trechos de vídeos, os encontros evidenciaram como o racismo, muitas vezes, está introjetado no nosso cotidiano sem que percebamos.  Clélia Rosa destacou que é urgente a desnaturalização da discriminação.

            Organizado pelo Núcleo de Práticas Inclusivas (NUPI) do colégio, o encontro sobre a importância da escola para todos apresentou um texto do pesquisador Rodrigo Mendes, referência em educação inclusiva. O material discute o projeto de lei do “homeschooling” e defende a importância da escola como espaço fundamental para ampliar as relações sociais e garantir experiências diversas daquelas encontradas no meio familiar. Após a leitura, os educadores puderam trazer suas experiências pessoais com diferentes produções, como colagens, desenhos, registros escritos, acompanhados de relatos orais.

            O encontro organizado pelo Núcleo de Educação Digital (NED) tratou de tópicos referentes à segurança das informações na rede, com orientações sobre como proteger os dados pessoais. “Pensamos numa formação interativa para discutir tópicos como conceitos básicos de segurança, a importância do uso de uma senha segura, o uso dos dispositivos no colégio e os bloqueios de segurança utilizados na escola.  Mencionamos também como evitar cair nos golpes mais comuns”, afirma Marina Matera Sanches, do NED.

arrow_back Voltar para Notícias