Ao nosso querido mestre, com muito carinho

Com a mais profunda tristeza, comunicamos o falecimento de querido padre José de Almeida Prado aos 91 anos 

Ele era o maior testemunho da história de nossa escola e tivemos o privilégio de contar com sua companhia amorosa e com seu trabalho devotado desde 1954, apenas dois anos após a fundação do Colégio pelos padres canadenses. Primeiro padre brasileiro da Congregação, esteve presente na missa de formatura da primeira turma do Curso Ginasial, em 1955.

Foi professor de Latim, Português e Religião no período de 1955 a 1963 no Curso Ginasial, ano em que assumiu a função de diretor do curso e a exerceu até 1968. Ainda acompanhando a vida do colégio, o padre José continuou seus estudos, doutorando-se na USP e lecionando na UNESP. Foi superior do Distrito da Congregação de Santa Cruz no Brasil no período de 1980 a 1986 e no período de 1994 a 1999. Era membro do Conselho Administrativo do Colégio Santa Cruz desde 1995, exercendo a presidência do Conselho por mais de 10 anos.

No ano 2000, retornou ao colégio participando da Equipe de Pastoral. Em 2010, tornou-se orientador espiritual, com importante participação na vida de alunos, familiares e educadores de todos os setores. Recentemente declarou que estes últimos anos trabalhando no Santa Cruz foram os mais felizes de sua vida: amava andar pela escola, onde era sempre abordado por educadores e estudantes que queriam lhe dirigir uma palavra ou, simplesmente, aproveitar alguns minutos de convivência com ele.

Esse flagrante de seus passeios pela escola, em 2015, é a abertura da reportagem escrita em homenagem de seus 60 anos de Colégio, a primeira da série Santa Cruz de Perfil. O tocante perfil jornalístico, “Padre José: sacerdote da esperança, educador de minúcias”, pode ser lido em nosso site.

Em 2014, a escola eternizou o reconhecimento à sua trajetória e batizou com seu nome o novo prédio do Ensino Fundamental 2, desde então conhecido como Pavilhão Padre José Amaral de Almeida Prado.

A missa de 7º dia será realizada na quarta-feira, dia 19/01, às 19h, e transmitida pelo link https://santacruz.g12.br/missa.

arrow_back Voltar para Notícias