Alimento para corpo e alma

Neste ano, os alunos dos Cursos Noturnos do Colégio Santa Cruz passaram a receber, gratuitamente, um prato completo para o jantar.  A boa novidade foi implementada após um estudo desenvolvido pela direção do curso.

O colégio sempre se preocupou em oferecer aos estudantes dos cursos noturnos, além da bolsa de estudos, benefícios como transporte, lanche e material didático. O lanche, embora bem recebido, não era suficiente para nutrir adequadamente aqueles que trabalham o dia todo e, em geral, não comem desde a hora do almoço.  O perfil dos estudantes dos cursos noturnos indica que eles se enquadram em condições que caracterizam insegurança alimentar. Essa situação agravou-se com o aumento no preço dos alimentos, a redução de salários ou a perda de fonte de renda.

De acordo com o diretor Fernando Frochtengarten, especialmente na volta da pandemia, acentuou-se a ideia da inadequação do lanche já há muito tempo oferecido aos estudantes. A inadequação referia-se aos aspectos nutricionais e calóricos e também à falta de segurança alimentar e de cuidados com o meio ambiente.

A refeição, composta por arroz, feijão, proteína e legumes, pode ser consumida antes do início das aulas ou no intervalo. Ela é embalada com material biodegradável, o que contribui para a diminuição dos resíduos gerados na escola.

Além dos benefícios nutricionais, o prato representa um importante momento de socialização entre os alunos e de integração no ambiente escolar. “Os alunos ficaram muito gratos. A qualidade da comida é excelente. Depois da implantação da refeição, ouvimos muito a fala de como é bom se alimentar no colégio. Isso significa que, do ponto de vista das aprendizagens, é um programa importante, pois cria condições de permanência na escola”, afirma Fernando.

Também é possível levar, com segurança, a comida para casa. Observa-se que alguns dos alunos optam por carregar a refeição para seus filhos.

arrow_back Voltar para Notícias