Acolher e cuidar

O colégio promove ações que visam ao bem-estar físico e mental de todos

Acolhimento é uma palavra-chave no Colégio Santa Cruz. Está cotidianamente presente nas aulas e nas atividades desenvolvidas com os estudantes dos cursos regulares e dos cursos noturnos e, também, com os educadores.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, a escola promove atividades para que novos estudantes se integrem e para que os grupos estreitem laços, em uma convivência saudável e respeitosa.

No G3, por exemplo, as famílias confeccionaram almofadas como forma de proporcionar aconchego a seus filhos quando estivessem na escola. Segundo a orientadora educacional Vanessa Ferraresi, o acolhimento não é um período, mas um estado, por isso ele deve se manter mesmo com a rotina já estabelecida.

No caso da EJA e dos Cursos Técnicos, os estudantes vivem o desafio da permanência. Trata-se de pessoas que, por diversos motivos, enfrentaram problemas para concluir os estudos no tempo regular. A cada semestre, o colégio recebe cerca de 200 novos estudantes, por isso as semanas iniciais são marcadas por diferentes atividades.  Na recepção, os alunos são convidados a conhecer o campus e a vivenciar o colégio como um espaço de coletividade.

Os novos educadores também são bem acolhidos. De acordo com Alexsandra Pedrosa de Carvalho, da área de Recursos Humanos, a entrada de novos professores e funcionários ocorre principalmente no início do ano. Por isso, em janeiro, é realizada uma reunião com a presença da direção geral, da direção pedagógica e do RH a fim de explicar os princípios e o funcionamento do colégio. Neste ano, participaram cerca de 60 pessoas. Na sequência da reunião, foi oferecido um almoço de integração, e os novos educadores receberam um kit de boas-vindas.

Mas as ações não se limitam ao começo, pois há preocupação com o cuidado permanente. Ao longo do ano, os educadores também são convidados a participar do Bem-Estar. O programa conta com uma série de atividades, como yoga, treinamento funcional, aulas de percussão e de inglês, e apoio psicológico, financeiro e jurídico.

arrow_back Voltar para Notícias