50 anos da EJA

Missa de Ação de Graças e Seminário marcam as comemorações da data especial

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do colégio chega aos 50 anos e é uma das mais longevas do país. Algumas ações especiais marcaram a efeméride.
Na quinta-feira, 31 de outubro, Dom Edilson de Souza Silva celebrou uma Missa de Ação de Graças que contou com a organização e a participação dos estudantes. Na acolhida, houve a lembrança de uma fala do Pe. Corbeil, responsável pela criação do curso: “Desde a fundação, era desejo do Colégio Santa Cruz abrir-se para todas as camadas sociais. A nossa Congregação, sempre voltada à educação, tem como lema que as pessoas das classes trabalhadoras tivessem atenção especial e cuidadosa,além de muito carinho e oportunidades diversas.” Após a missa, professores, alunos e alunas dos Cursos Noturnos foram para o pátio azul, onde jantaram e dançaram.

Na sexta-feira, 1 de novembro, um seminário marcou a caminhada de cinco décadas da EJA na escola e discutiu os seus desafios, levando em conta o contexto educacional e social dos tempos atuais. Na primeira mesa, “Os 50 anos da EJA no Santa Cruz e a EJA no Brasil”, estavam reunidos três ex-diretores do curso: Sérgio Haddad, Orlando Joia e Fernando Frochtengarten. A segunda mesa, “As perspectivas da EJA no Brasil do século XXI: novos caminhos”, contou com a participação de Franciele Busico, Maria Adélia Ruotolo e Luana Tolentino.

Um momento de grande emoção foi o lançamento do livro “Memórias da cozinha: identidade e resistência – receitas de estudantes da EJA”. Todos os estudantes-autores subiram ao palco para contar o processo de realização da obra, feita a muitas mãos e em parceria com a equipe de comunicação do colégio.

A noite também contou com a apresentação da Samba Santa, banda formada por educadores da escola, e com um coquetel para os convidados.
Vida longa e próspera à nossa EJA!

Missa de Ação de Graças
Missa de Ação de Graças com a participação dos estudantes
Cartazes com frases de Paulo Freire
Cartaz com frase de Paulo Freire
Jantar de comemoração dos 50 anos da EJA
Agradecimento de uma aluna do curso
Celebração das alunas e dos alunos da EJA
Abertura do seminário com Fábio Aidar e Débora Vaz
Roberto Catelli, diretor dos Cursos Noturnos, saúda os presentes
Mesa com três ex-diretores da EJA
Lançamento do livro “Memórias da cozinha: identidade e resistência”
Apresentação da banda Samba Santa
Mesa “As perspectivas da EJA no Brasil do século XXI: novos caminhos”
arrow_back Voltar para Notícias