Em 2021, foi estabelecida uma nova divisão para a gestão pedagógica de séries entre os segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1. Considerando as características da faixa etária, a data de corte vigente desde 2019 e a continuidade que um ciclo pedagógico possibilita, o 1º ano do Ensino Fundamental passou para a direção da Educação Infantil e sua equipe pedagógica.

A reorganização na gestão pedagógica reforça o conceito e a mensagem de que as séries envolvidas fazem parte do ciclo de alfabetização. Ela também favorece a integração das práticas e o acompanhamento dos percursos das crianças nesse momento de suas vidas escolares, já que o conceito de ciclo está pautado no respeito aos diferentes ritmos e caminhos de aprendizagem das crianças e dialoga com objetivos de ensino e aprendizagem estendidos no tempo, não fragmentados pelo período de um ano. E, por fim, a grande afinidade das propostas que se sustentam na progressão de aprendizagens e em processos de avaliação contínuos e diagnósticos e a proximidade e a cooperação entre educadores da Educação Infantil e das séries iniciais do Fundamental I permitirão que o modelo fortaleça ainda mais o nosso projeto pedagógico.

Assim, o Ciclo da Educação Infantil formado pelos G4, G5 e 1º ano do Ensino Fundamental organiza-se em torno do direito de as crianças viverem situações desafiadoras, acolhedoras, seguras, que lhes desenvolvam as suas potencialidades e lhes possibilitem apropriar-se de diferentes linguagens e saberes culturais, expressando-se com liberdade e espontaneidade.

Projeto Pedagógico

Pilares: o brincar, o cuidar e o conhecer

Estar na escola permite compreender o sentido de comunidade, uma vez que, nesse universo do coletivo, é possível vivenciar experiências sociais distintas das que se têm em família; contudo, não há como perder de vista a expressão do que cada ser tem de único e particular. Por isso, estamos atentos à criança, em um processo de escuta cuidadosa que valorize o singular de cada uma e revele o modo como suas particularidades se articulam na vida em grupo.

Os pilares da concepção filosófica deste ciclo podem ser representados pelos verbos cuidar, brincar e conhecer, todos entendidos aqui em articulação e consonância, sem que um prevaleça sobre o outro.

[…] as crianças são inclinadas de modo especial a procurar todo e qualquer lugar de trabalho onde visivelmente transcorre a atividade sobre as coisas. Sentem-se irresistivelmente atraídas pelo resíduo que surge na construção, no trabalho de jardinagem ou doméstico, na costura ou na marcenaria. Em produtos residuais, reconhecem o rosto que o mundo das coisas volta exatamente para elas, e para elas unicamente. Neles, elas menos imitam as obras dos adultos do que põem materiais de espécie muito diferente, através daquilo que com eles aprontam no brinquedo, em uma nova, brusca relação entre si.

Walter Benjamin, Canteiro de obras. In: Rua de mão única. São Paulo, Editora Brasiliense, 1987.

Brincar

Brincar pode ser entendido como desfrutar, entreter-se, representar papéis fictícios. As brincadeiras infantis permitem o prazer de manipular o tempo, imaginar o futuro, desvendar o presente e lançar-se ao desafio da interação e da negociação de papéis. Segundo Freud (1856-1939), “o jogo da criança é regido por seus desejos…

Leia mais

Cuidar

Cuidar abrange realizar com atenção, interessar-se, responsabilizar-se e acolher, o que traduz uma concepção amorosa da instância educativa. Em uma dimensão voltada ao coletivo, essa forma de condução deve se manter na escola, espaço público encarregado também de apresentar o mundo à criança.

Conhecer

Conhecer evoca estar aberto, perceber, experimentar, relacionar-se, tomar consciência, saber. Abrange a experiência da admiração: olhar seguidamente as coisas do mundo como se fosse a primeira vez, imaginando e apreendendo explicações para a vida, a natureza, o tempo…

Leia mais

Alimentação

O lanche oferecido pela escola às crianças da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental tem como objetivo principal colaborar com as famílias na formação de bons hábitos alimentares, sem deixar de considerar a diversidade de costumes presente em nossa comunidade.

Conheça o Programa Santa Plural, de educação antirracista e ampliação da diversidade racial do colégio. Para saber sobre o programa, escreva para colegio@santacruz.g12.br ou acesse o site do fundo de bolsas www.santaplural.org.br.

Equipe

Diretora

Beatriz Gouveia

Coordenadores Pedagógicos

Vitor Janei – G4

Regina Andrade Clara – G5 e 1º ano

Orientadores Educacionais

Clélia Rosa – G4

Tassio Silva – G5

Andrea Beatriz Frigo – 1º ano

Núcleo de Práticas Inclusivas

Anna Luiza Guedes

Apoio Administrativo e Pedagógico

Alessandra Bezerra Soares

Antônia Borges Nascimento de Jesus

Carmem Souza Balsani

Claudia Melo

Érika Luiz Rosa

Gleiciane Alves Lima

Jaciara Silva de Moraes

Jhoni dos Santos Oliveira

Leandro Baptista dos Santos

Miréia Sorana

Soraia Carla Moreira Rodrigues

Corpo Docente

Professores do G4

Sala Irerê (manhã)

Cristiane Dutra

Mydian dos Santos (assistente)

Sala Irerê (tarde)

Amanda Rana

Maíra Estima (assistente)

Sala Siriema (manhã)

Fernanda Pagano

Carolina Lenza (assistente)

Sala Siriema (tarde)

Patricia Delgado

Daniela Florentino (assistente)

Sala Macuco (manhã)

Aline Zanini

Suzana Gomes (assistente)

Sala Tuiuiú (manhã)

Nadia Cardoso

Stephanie Santos (assistente)

Sala Colhereiro (tarde)

Gabriel Douek

Luiza Lacombe (assistente)

 

Professores do G5

Sala Arara-Azul (manhã)

Fernanda Franco

Diana Jonas | Carol Campos (assistente)

Sala Arara-Azul (tarde)

Paula Godoy

Flora Spina (assistente)

Sala Guará (manhã)

Cristiana Gomes

João Pedro Girardelli (assistente)

Sala Guará (tarde)

Camila Nolla

Aline Ignacio Calahani (assistente)

Sala Tucano (manhã)

Débora Zemann

Patrícia Mendes (assistente)

Sala Tucano (tarde)

Nathan Rosa

Maria Eduarda Amaral (assistente)

Sala Colhereiro (manhã)

Andrea Rampone

Ana Célia Carvalho (assistente)

Professores do 1º ano

Daniela Ceron – 1º A

Mirian Ferreira (assistente)

 

Rossana Gaeta – 1º B

Tainá Bonfim (assistente)

 

Viviane Temoteo – 1º C

Julia Bilar (assistente)

 

Audrey Moraes– 1º D

Bárbara Campos (assistente)

 

Ligia Imaguire – 1º E

Bruna Frassinetti Salomão (assistente)

 

Ramirys Andrade– 1º F

Polyana Silva Prado (assistente)

 

Aimée Ferreira – 1º G

Júlio César Di Giovanni (assistente)

 

Professoras de áreas especializadas

Educação Corporal

Bia Lima – G5

Daiana Silva – 1º ano

Inglês

Aline Oliveira – G4

Diana Aldrighi – G5

Clarissa Liberali – 1º ano

Manuela Pereira – 1º ano

Atelieristas

Carol Sousa – G4

Rayssa Oliveira – G5

Artes

Luciana Camargo1º ano

Música

Ana Vieira – G4, G5 e 1º ano