Representação do real

A apresentação de dois projetos interdisciplinares, da turma do 2º semestre de Logística, marcaram o mês de novembro: a montagem de uma linha de produção e uma exposição de maquetes. Ambas aconteceram na sala de aula, sob a supervisão dos professores Fernando Custódio, Fernando Del Nero, João Eduardo Ferreira e Luiz Paulo Zani.

A primeira delas consistiu na simulação de uma linha de produção. A atividade, realizada com peças de brinquedo, aproximou os alunos da participação em uma indústria de montagem.

Além de montar um produto, os alunos foram desafiados a controlar a produção, utilizando ferramentas da qualidade que os permitissem identificar falhas nas peças e no processo. O objetivo era focar o menor custo e a maior agilidade possíveis.

A segunda atividade foi a exposição de maquetes que representassem operações logísticas. Os alunos, divididos em grupos, utilizaram materiais diversos para representar armazéns, centros de distribuição e sistemas de transporte.

Na exposição, os alunos, autores das maquetes, fizeram um trabalho de monitoria, explicando suas produções aos colegas que estão no 1º semestre do curso.

A construção de modelos, ponto comum às duas atividades, contribui para que os alunos mobilizem as aprendizagens propiciadas por aulas teóricas e desenvolvam habilidades próprias às áreas que estão estudando.

“Nas duas atividades, pudemos ver a alegria e o envolvimento da turma. Também foi interessante constatar, uma vez mais, como os alunos – que estão concluindo o curso – se apropriaram do vocabulário que é próprio do mundo da logística e que, em grande medida, tornou-se familiar neste ano em que estiveram conosco”, conta Fernando Frochtengarten, coordenador pedagógico do Ensino Técnico.

arrow_back Voltar para Notícias