Os pássaros da nossa escola

A turma da sala vermelha do G4 convidou o diretor geral da escola para uma roda de conversa sobre as espécies de aves que avistamos no colégio

O Santa não é o Sítio do Picapau Amarelo, mas frequentemente recebe visitas de pica-paus-de-cabeça-amarela e de pica-paus-de-topete-vermelho. E não só: por aqui também se avistam anus-pretos, quero-queros, rolinhas, bem-te-vis, sabiás-laranjeira, joão-de-barros, entre outros. Até uma corujinha-do-mato apareceu na semana passada, causando grande alvoroço entre os educadores.

Curiosos com as espécies do campus, principalmente de pica-paus, a sala vermelha do G4 convidou o professor Fábio Aidar, diretor geral do colégio e grande apreciador de pássaros, para uma sabatina.

Fábio chegou com seu cavaquinho, tocando a música-tema do seriado de TV Sítio do Picapau Amarelo, de Gilberto Gil. Ele levou também uma apresentação que mostrava algumas espécies de aves que aparecem no Santa, em fotos enviadas por vários educadores. A criançada, sentada em roda, tinha muitas perguntas: “Fábio, você sabe qual é o tamanho da língua do pica-pau?”, “Você sabe se ele consegue ficar de cabeça pra baixo no tronco?”, “Ele tem ossos?”…

Mas o diretor também tinha uma pergunta-desafio para os alunos. A partir de duas fotos, as crianças tinham que adivinhar qual era o pica-pau macho e qual era a fêmea. E vocês, conseguem dizer?

arrow_back Voltar para Notícias