As atividades de contraturno oferecem diversas experiências formativas

Cada estudante constrói, com suas escolhas, seu percurso  

Enquanto a receita é seguida, com seus ingredientes e modo de preparo, são saboreadas algumas histórias relacionadas à cultura daquele prato.  Do lado de fora, crianças experimentam a pintura, tendo o gramado como ambiente. Em laboratórios modernos, alunos mais velhos exploram a possibilidade de propor invenções para problemas. Em quadras, outros praticam atividades esportivas.  Todos os dias, diversas oficinas e cursos contemplam variados interesses e habilidades dos estudantes. 

As atividades complementares são oferecidas desde a Educação Infantil até o fim do Ensino Fundamental 2, no contraturno dos cursos, e têm como objetivo contribuir para a formação integral das crianças e dos adolescentes, o que envolve o desenvolvimento das dimensões corporal, intelectual, socioemocional e espiritual. 

“Os percursos diferenciados permitem que uma parte do nosso currículo seja construída de acordo com o fôlego e o desejo dos alunos e de suas famílias”, afirma Joana França, diretora do Ensino Fundamental 2. “Essas atividades possibilitam, ainda, o convívio com diferentes grupos, com colegas de outras séries. Portanto, oferecem uma expansão de suas vivências e de suas experiências”. 

Segundo Joana, existem alunos que procuram desenvolver de forma aprofundada uma área específica enquanto outros experimentam diferentes habilidades. Trata-se de uma oportunidade para que cada um identifique suas áreas de interesse. “Lembro de uma aluna que escolheu fazer Ação Social nos quatro anos. Saiu do curso com um currículo bastante robusto nessa área”, conta. 

As ações sociais são um ponto forte das atividades complementares. No Fundamental 2, os estudantes podem desenvolver propostas de sustentabilidade e realizar atividades com alunos de escolas públicas parceiras e com a comunidade indígena da aldeia do Jaraguá, trocando aprendizados e experiências. A escola recomenda que os estudantes pratiquem ação social em pelo menos um ano. 

Em todos os cursos, o leque de atividade é bastante amplo e inclui esportes, atividades corporais, produções artísticas e mergulho em outras línguas.  Práticas circenses, oficinas de jogos, debates que visam ao desenvolvimento da expressão oral e da argumentação, laboratório de invenções, criação de games, oficinas de culinária e de costura, xadrez, clube de leitura, Parkour e teatro são algumas das atividades propostas para alunos do Ensino Fundamental. Para as crianças pequenas, a oferta inclui capoeira, yoga, atividades no ateliê e investigações na natureza do campus.

 “As atividades consideram os interesses da faixa etária a que se destinam e permitem, ainda, que os alunos permaneçam mais tempo na escola e usufruam de tudo o que o campus proporciona”, afirma Camilla Schiavo, diretora do Fundamental 1.  

Beatriz Gouveia, diretora da Educação Infantil e do 1º ano, enfatiza que “o principal objetivo das atividades complementares é ampliar as experiências relacionadas ao brincar, às histórias, às linguagens das artes e do corpo. É uma ampliação do tempo para novas invenções, criações, descobertas, interações e explorações do meio físico e cultural”.  

Em todos os cursos, as famílias podem escolher, com seus filhos, a composição de atividades que melhor atendem seus interesses, suas necessidades e sua rotina. 

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